Como montar uma Mesa de Jantar formal.

28/08/2015 por Fernanda Barni de Almeida comentários

Aqui no OMG todas as mulheres são incentivadas a celebrar o amor todos os dias. Porque, na minha opinião, a gente sempre tem um motivo para comemorar! Se não tem, tem que procurar por um. A vida passa tão rápido que não dá pra esperar por uma ocasião especial para fazer um jantar especial.  Que tal fazer uma surpresa hoje mesmo? Hoje à noite pode ser uma ótima oportunidade!

Assim, para fechar com “chave de ouro” os nossos posts em parceria com a loja Emporium A, apresentamos hoje o quarto (e último!) post da série “Como montar uma mesa”. Nosso tema de hoje é: jantar formal. 

E aí? Prontas?

jantar-formal

Mãos à obra?

1. Escolha um trilho (ou jogo americano, ou toalha) bem bonito e que combine com o restante das louças que serão usadas para o jantar. Aqui nós usamos um trilho de mesa em linho, com acabamento em renda. Não é lindo?

deehouse © emporium a-61

2. Como segundo passo, apoie o sousplat em cima do trilho de mesa, centralizando-o no lugar onde o convidado vai sentar.

Dica: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o sousplat não é somente uma peça decorativa. Ele tem basicamente três outras funções, além de deixar as mesas mais bonitas. Ele demarca os lugares em que os convidados vão sentar, principalmente quando os jantares são servidos com trilhos (ou toalhas!) e os pratos não estão dispostos à mesa; Ele evita que o molho da comida respingue no trilho; Ele serve como uma base para o prato, evitando que o mesmo escorregue enquanto alguém estiver cortando algum alimento. Sendo assim, são super úteis em ocasiões como os jantares especiais. Aposte neles!

deehouse © emporium a-60

3. Disponha o prato raso escolhido para o jantar sobre o sousplat. Depois, coloque o prato de salada sobre o prato raso.

deehouse © emporium a-59

4. Acrescente todos os talheres, em seus devidos lugares (esta imagem pode servir como modelo).

Dica: Você só deve colocar à mesa o que for utilizar. Se não for utilizar todos os talheres de sobremesa (garfo, faca e colher), disponha à mesa somente o que tiver utilidade. A mesma regra serve para o restante dos talheres, os pratos e as taças.

deehouse © emporium a-58

5. Ao lado esquerdo do prato, coloque o guardanapo de tecido, preso pelo porta guardanapos

Dica: Para prender o guardanapo ao porta guardanapo, abra completamente o guardanapo sobre a mesa e coloque o porta guardanapo sobre a “dobrinha” do centro. Puxe o guardanapo pelo buraquinho do porta guardanapo, até a metade do guardanapo passar pela argola. Dê uma ajeitadinha final, para que fique mais bonito.

deehouse © emporium a-57

6.  No lado superior direito, disponha ainda as taças em que as bebidas serão servidas. As taças tem ordem de tamanho crescente da direita para a esquerda (neste caso, a menor é de vinho e a maior de água), e a taça de espumante (a mais alta) pode ficar atrás. 

deehouse © emporium a-56

7. No canto superior esquerdo, acrescente o prato de petisco (ou de pão). Se você servir manteiga ou patê, por exemplo, não esqueça de colocar uma espátula individual para cada convidado.

deehouse © emporium a-55

8. Para dar ainda mais charme à esta noite, você pode espalhar velinhas por toda a mesa ou próximas a cada um dos lugares. Aqui nós usamos um porta velas em prata. O efeito é lindo!

deehouse © emporium a-54

Querem ver todos os detalhes de cada material usado para montar esta linda mesa? Todos eles estão disponíveis na loja Emporium A, uma linda loja localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, que também faz listas de casamento.

Na Emporium, as listas de casamento são personalizadas e realizadas com a ajuda de profissionais treinadas para ajudarem às recém-casadas a tomarem as melhores decisões. E o melhor, você sai da loja com sua lista prontinha e cheia de dicas para usar no seu dia a dia. Não deixem de conhecer!

formal-num

1. Guardanapo em linho com acabamento em guipure; 

2. Porta guardanapo de porcelana em formato de flor;

3. Talheres em prata Wolff, modelo Chris;

4. Prato raso Vista Alegre, modelo Samatra;

5. Prato de lanche Vista Alegre, modelo Samatra;

6. Sousplat de vidro marrom;

7. Prato de pão bico de jaca transparente;

8. Taça de espumante de cristal, com borda em pó de ouro;

9. Taça de água de vinho, na cor âmbar

10. Taça de água de vidro, na cor âmbar.

E aí? Gostaram das dicas para o jantar? Que tal colocá-las em prática na noite de hoje e fazer uma surpresa para o Noivo, heim? Todo mundo adora um “agradinho” e noite de sexta-feira pede! Ah… E não esqueçam de marcar a gente em seus posts no Insta! Bom apetite!

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários