Como escolher o anel de noivado?

08/03/2016 por Fernanda Barni de Almeida comentários

No Brasil, as alianças de casamento ainda são as mais utilizadas para realizar o pedido de noivado. Neste caso, após o pedido, os Noivos (tanto a mulher quanto o homem) utilizam as alianças em seus dedos anelares direitos, até o dia do casamento. No dia da cerimônia, transferem as alianças do dedo anelar direito para o dedo anelar esquerdo.

Acontece que os anéis de noivado tem ganhado cada vez mais espaço por aqui. A tradição americana de usar um anel com uma pedra solitária para realizar o pedido de noivado, tem influenciado o SIM de muitos casais. O anel, que não necessariamente precisa ter um diamante, será usado pela Noiva em seu dedo anelar esquerdo até o dia da cerimônia. À partir do dia do casamento, as duas alianças podem ser usadas juntas no dedo anelar esquerdo ou a Noiva pode transferir o anel de noivado para a mão direita e usar a aliança na mão esquerda. O Noivo, seguindo esta tradição, não usa aliança até o dia do casamento.

Marilyn Monroe costumava cantar: “diamonds are a girl’s best friend”. Verdade ou não, os diamantes são para sempre e uma unanimidade quando o assunto é anel de noivado.

O anel de noivado quer simbolizar um pacto de amor entre as duas pessoas. Ele representa um elo material e espiritual entre as duas partes envolvidas, um acordo de cumplicidade e fidelidade entre as pessoas que vão compartilhar juntas as alegrias e tristezas durante toda a vida conjugal.

Mas, você sabe o motivo pelo qual os anéis de noivado são usados no dedo anelar? Há, pelo menos, duas explicações:

* Há uma lenda na cultura ocidental muito antiga, criada anteriormente ao mapeamento do sistema circulatório realizado pela medicina, que fala da Vena Amoris, um nome latino que significa “Veia do Amor”. Esta crença diz que no dedo anelar da mão esquerda existe uma veia que é ligada diretamente ao coração. Esta teoria seria a razão pelo qual a aliança seria usada neste dedo, embora, atualmente, todo mundo saiba que todos os dedos das mãos possuem veias ligadas diretamente ao coração.

* A justificativa da cultura oriental é um pouco mais curiosa. Os chineses explicam que ao juntar as mãos com os dedos retos, unindo as palmas das mãos (como fazemos em oração) e dobrando apenas os dedos do meio para dentro, é possível separar todos os dedos facilmente, exceto os dedos anelares. Cada dedo representaria um membro da família: os polegares representam os pais, os indicadores os irmãos, os médios representam você, os anelares o companheiro e os dedos mínimos representam os filhos. Com as mãos na já mencionada posição, os polegares podem ser separados, pois ao realizar o casamento, acontece a sua separação entre os Noivos e seus pais. O mesmo acontece em relação aos irmãos e aos filhos, em alguma etapa da vida. No entanto, os dedos anelares nunca se separam, simbolizando a união indissolúvel do casal.

A grande verdade é que o anel de noivado precisa ter um pouco da personalidade de cada mulher. Para ajudar nossos noivinhos na escolha do anel perfeito, criamos uma série de sugestões inspiradoras de acordo com as características de cada Noiva. Assim, fica mais difícil errar, não é mesmo?

Confiram abaixo os nossos palpites e comecem a sonhar! Ah… Não deixem de mostrar este post tão instrutivo para os Noivos!

anéis de noivado

 

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários