Missão PADRINHOS de Casamento!

20/08/2013 por Fernanda Barni de Almeida comentários

51

Você foi convidada para madrinha? E já sabe o que PODE e o que NÃO PODE usar? 

É natural que você se encha de dúvidas na hora de escolher o melhor traje para subir no altar ao lado da Noiva. Afinal, além da responsabilidade do papel de melhor amiga, agora todos os olhares também vão estar sobre você! E, óbviamente, você não quer decepcioná-la!

A primeira dica é: converse diretamente com os Noivos! Os convidados para padrinhos (pelo menos, geralmente!) tem intimidade com os Noivos, então não é preciso ter vergonha! Procure saber se eles preferem tons de vestidos mais clarinhos ou se as cores fortes estão liberadas. Pergunte se tem alguma cor que eles preferem que não seja utilizada. NINGUÉM quer que o altar se pareça com um carnaval. Todo mundo ganha quando as cores “conversam” no altar, a Noiva ganha destaque e nenhuma das madrinhas se destaca demais.

Quando se tem muitas opções disponíveis, como acontece nesse caso, uma dica é começar decidindo o que NÃO PODE ser usado. Descobrindo a cor que não pode ser usada, as opções que restarem, já estarão em menor quantidade, facilitando sua escolha.

Missão madrinha de casamento: O QUE VESTIR?

Geralmente é a Noiva quem dá as dicas de como as madrinhas devem se vestir. A Noiva é quem define se o comprimento dos vestidos será curto, mídi ou longo, de acordo com o tipo de cerimônia e festa que escolheu, e ainda, pode sugerir se as madrinhas devem optar por tonalidades mais fortes ou por tons pastel.

Assim, depois que a Noiva definir a tonalidade e o comprimento, escolha um modelo com o qual você se sinta confortável. Você deve estar linda, mas precisa estar bem consigo mesma para poder aproveitar cada minuto da festa ao lado da sua grande amiga. Evite fendas e decotes exagerados, já que você também estará NO ALTAR na hora da cerimônia.

MADRINHAS PODEM USAR PRETO?

Tudo é questão de gosto: se a noiva liberar o preto ou pedir para todas as madrinhas usarem preto, então ok! Caso contrário, aquele pretinho básico que você tem no armário é perfeito para qualquer ocasião, menos para essa!

Afinal, você não quer ser lembrada como a madrinha que cometeu a maior gafe do casamento usando preto no altar, certo? O motivo é muito simples: preto lembra LUTO. Se você escolher esta cor, a mensagem que vai transmitir é de que você ficou triste com o casamento. E, mesmo que você não concorde com a escolha do homem que a sua melhor amiga escolheu para Noivo, este não é o momento mais adequado para demonstrar sua revolta.

MADRINHAS PODEM USAR BRANCO?

Novamente, SOMENTE se a Noiva liberar a todos os convidados ou pedir que todas madrinhas usem branco. Se não, de jeito nenhum! Neste dia, o branco e suas similaridades como: gelo, off white ou bege são exclusividade da Noiva. Assim, nem mesmo as convidadas devem usar o branco.

Se possível, evite, inclusive, vestidos com muitos detalhes na cor branca, mesmo que possuam outras cores. Pense bem, você tem todas as outras cores disponíveis para usar e todas as outras festas do ano para usar o branco, inclusive o Réveillon, então respeite o dia da Noiva.

AS MADRINHAS PRECISAM ESTAR TODAS IGUAIS?

A tradição americana das mademoiselles, que veste todas as madrinhas com a mesma cor ou com o mesmo modelo de vestido, é uma tendência crescente no Brasil. Caso a Noiva opte por este tipo de trajes, é de bom tom aceitar. Se não, você ficará marcada no altar como a madrinha que não aceitou a “brincadeira”.

Além disso, caso a Noiva decida por todas as madrinhas IGUAIS, possivelmente ela deverá dar os vestidos de presente, ou pelo menos, o tecido a ser usado no vestido (e o modelo).

O que também é bem comum, caso a Noiva decida por uma TONALIDADE de vestidos, é entregar para a madrinha, junto com o convite, um pedacinho de tecido com o tom desejado. Aí, a madrinha tem liberdade de escolher um vestido como quiser, mas com a cor parecida com o tecido que lhe foi entregue.

QUAIS SÃO OS TRAJES PARA OS PADRINHOS?

De acordo com o tipo de cerimônia, horário e festa que o casal escolheu, são definidas as roupas dos padrinhos. São possíveis as seguintes combinações: todos de fraque, todos de meio-fraque, todos de terno de determinada cor, todos de terno escuro, todos de terno claro, ou ainda, e o mais comum, sem NENHUMA especificação de cores.

Como a maioria dos casais de Noivos acaba dando alguma lembrança aos padrinhos, é crescente a tendência de dar ao padrinho a gravata que ele deve usar no dia do casamento. Assim, todos os padrinhos ficam PARECIDOS no altar, e ainda, ganham uma boa lembrança para guardar de recordação da festa de casamento.

PADRINHO PODE USAR SMOKING?

O smoking somente é apropriado para festas de gala e recepções que pedem traje a rigor. A menos que a noiva tenha dito que todos os homens devem usar smoking, ninguém deve usá-lo, nem padrinhos, nem o Noivo.

O QUE UM PADRINHO PODE OU NÃO PODE FAZER?

* Todos os botões do terno devem ficar FECHADOS, enquanto o homem estiver em pé. Ao sentar, desabotoe o necessário para ficar confortável. Se estiver usando colete, NUNCA retire ou desabotoe.

* As mangas do paletó deve ir até o osso do punho. A camisa deve aparecer 02 dedos embaixo.

* As gravatas devem ficar na altura do cinto. NUNCA acima ou abaixo.

*Evite usar relógios esportivos com terno.

* JAMAIS use meias brancas com terno. O mais correto é a meia ter a mesma cor que a calça, se não, a mesma cor do sapato.

* Não use meias curtas com terno, a pele da perna nunca pode aparecer. Dica: Se um pedaço da perna ficar à mostra quando você sentar e cruzar uma perna sobre a outra, escolha uma meia maior.

*Combine a cor do sapato com a cor do cinto.

 

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
TAGS
comentários