06 razões para comer de 03 em 03 horas

20/10/2014 por Fernanda Barni de Almeida comentários

dieta-com-cenaless

Você, com certeza, já ouviu falar que ACELERAR o metabolismo pode te ajudar a perder uns quilinhos até o dia do seu casamento… Mas você sabe o por quê?

Um dia tem 24 horas, se dormirmos as 8 horas recomendadas, sobram-nos 16 horas para dividirmos entre as atividades diárias. Estudos recentes dizem que são necessárias, em média, 03 horas para o nosso organismo digerir cada refeição, e que os aminoácidos duram cerca de 3 horas na corrente sanguínea.

Vamos fazer as contas… Se você fizer 06 refeições ao longo de 16 horas, haverá um intervalo de 2.7 horas. Se você optar por fazer 5 refeições ao longo de 16 horas dá 3.2 horas. Por isso a média tem de ser, cada refeição de 3 em 3 horas.

Quer saber quais são os benefícios?

1. Aumenta o metabolismo. Metabolismo é a quantidade de calorias que queimamos por dia realizando as atividades cotidianas em nossos sistemas corporais. Se o metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias, se for alto queimamos muitas calorias. Então, por que razão comer de 3 em 3 horas aumenta o metabolismo? Pois, cada vez que se ingere alimento, o organismo gasta MAIS energia para o digerir.

2. Evita ataques de fome. Isto porque quando se fica muitas horas sem comer, ocorre diminuição de energia e automaticamente o cérebro entende que o que se precisa é de alimento. O problema, é que nesses ataques de fome, os carboidratos, doces e alimentos gordurosos são geralmente as escolhas preferidas para saciar a vontade de comer.

3. Mantém alto os níveis de energia. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer (como por exemplo: pessoas que se alimentam somente 03 vezes ao dia – desjejum, almoço e jantar), elas verificam muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância da alimentação no nosso corpo funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não lhe damos combustível ele não anda e se lhe colocamos um bom combustível, ele fica ainda mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase à comida saudável.

4. Evita a destruição dos músculos. O nosso corpo precisa receber aminoácidos (blocos construtores das proteínas) constantemente. Estes aminoácidos são provenientes da alimentação saudável ou dos nossos músculos. Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo os recebe constantemente, mantendo assim a nossa massa muscular magra. Ficando muitas horas sem comer, o organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los em nossos músculos. Por este motivo, o nosso organismo entra no estado de catabolismo, ou seja, de destruição muscular. As consequências deste processo são um corpo flácido e um metabolismo baixo.

5. Melhora a utilização dos nutrientes por parte do organismo. Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses pequenas, comparando, por exemplo, com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma, cada vez que comemos, comemos em exagero e consumimos mais energia do que a que precisamos, então como tal, o organismo vai armazená-los. Essa energia que sobrou, vai ser armazenada sobre a forma de gordura.

6. Diminui a armazenamento de gordura. Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando precisar mais tarde.

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
TAGS
comentários