35 itens de casamento que caíram em DESUSO.

12/02/2015 por Fernanda Barni de Almeida comentários

A gente sabe que quando o tema é festa de casamento não há regras CERTAS ou ERRADAS. Até existe um protocolo a ser cumprido, mas o mais importante a ser respeitado, é o vontade dos Noivos!

Acontece que, ao longo do tempo, moda vai, moda vem e muita coisa muda! E… Ainda bem! Pois esta é a chance de evoluir o mercado, de melhorar o andamento das coisas e de fazer com que as festas de casamento fiquem CADA VEZ MELHORES!

Quer descobrir quais são os itens que estão caindo em desuso quando o assunto é casamento? Separamos 35 dicas para você não errar nas suas escolhas e apresentamos algumas alternativas que possam substituí-las também.

1) Os pais da Noiva pagarem a festa – O orçamento do casamento é um assunto super delicado, principalmente porque existe uma regra implícita que diz: quem paga tem o direito de decisão. Assim, antes de iniciar a organização do casamento, converse com seus familiares e defina o que cada um quer/pode pagar. Como atualmente os Noivos tem casado mais tarde, alguns deles tem pago sozinhos por sua própria festa de casamento, tendo liberdade total para definir todos os detalhes sozinhos. Mas, quando isso não for possível, ambas as famílias podem (e devem) ajudar os Noivos com o pagamento e a organização.

O enxoval dos Noivos

2) Fazer enxoval com muita antecedência – Atualmente é muito difícil uma mulher/Noiva ir guardando peças de cama/mesa/banho ao longo de sua vida até o dia do casamento. Hoje em dia existem muitas possibilidades de compra e pagamento, e além disso, inúmeras coleções e novidades. Se você comprar o enxoval com muita antecedência, possivelmente vai ter enjoado até o dia de usar na sua casa nova. Então, fique calma! Comece a pensar no assunto depois do noivado, contando com a ajuda e colaboração de seus pais e sogros na organização do enxoval.

3) Obrigação de casar na IgrejaNem todo mundo tem vontade de se casar (e de cumprir todos os protocolos) na Igreja. Muitos casais sonham com cerimônias ao ar livre, ou simplesmente, com o casamento realizado no cartório civil. Faça a sua cerimônia como desejar, e se for o caso, combine uma bênção com o padre na Igreja em um dia separado do dia da festa.

4) Casar em maio – Antigamente o mês de maio era o mês mais disputado para casamentos, tanto é que maio é considerado o mês das Noivas. Ninguém sabe ao certo o porquê, mas dizem ser por conta do mês do dia das mães (como se fosse uma homenagem à elas) e também pela temperatura mais amena. Mas, novas pesquisas realizadas pelo IBGE confirmam que mais da metade dos casamentos estão acontecendo no segundo semestre do ano. Assim, esqueça estes pequenos detalhes e escolha a data que for mais conveniente à vocês.

5) Deixar os pais convidarem quem quiserem (só porque estão ajudando a pagar pela festa) – A festa de casamento é um momento especial aos Noivos. Um momento íntimo a ser dividido com pessoas queridas PARA OS NOIVOS. Por este motivo, eles não podem circular por sua própria festa, se perguntando quem são aqueles convidados que eles não conhecem. Assim, é preciso conversar muito bem com os pais para que a festa de casamento não se transforme em uma festa em que estes retribuem todos os convites de casamento que já receberam na vida. Além do mais, quanto maior o número de convidados, maior o custo da festa.

6) Convites e papelaria com caricaturas do casal – A cada dia surgem mais novidades no mercado de papelaria, e por um tempo, usar caricaturas do casal na papelaria de casamento foi “moda”. Com o retorno do clássico, estes modelos caíram em desuso. Mas, se você ainda estiver com vontade de usar caricaturas em sua papelaria, prefira utilizá-las para o chá de panela ou noivado, que são comemorações mais descontraídas.

7) Lista de presentes no convite (ou com aquele “adendo” em um clips) – Segundo as normas de etiqueta, convite de casamento não é lugar de pedir presente. Assim, além da data e das informações inerentes à cerimônia e a festa, deve constar no convite o telefone do RSVP, e ainda, se os noivos assim tiverem, o endereço do site dos Noivos. No site, estas informações podem estar disponíveis, sem nenhum problema.

padrinhos e madrinhas

8) Obrigatoriedade em convidar CASAIS para padrinhosAntigamente somente casais casados poderiam ser convidados para padrinhos de casamento. Hoje em dia, se o homem/mulher que você pretende convidar para padrinho/madrinha for casado, a etiqueta recomenda que o CASAL seja convidado JUNTO. Mas, se por acaso, a pessoa que você quer convidar para padrinho/madrinha tiver um namorado(a) ou estiver noivo(a), você não é obrigado a convidar o par, podendo colocar uma outra pessoa no lugar para completar o casal (mas, por favor, seja super gentil ao comunicar a notícia, para que ninguém fique chateado). Se ambos forem solteiros e você quiser montar um novo casal, sem problemas!

9) Receber presentes na festa – Com as listas de casamento, e principalmente, com as lojas on line, entregar o presente no dia da festa caiu em desuso total. O mais educado sempre foi entregar o presente de casamento na casa dos Noivos e agora as próprias lojas se encarregam disso. Utilize a mesma regra para chás de panela, lingerie, de bar ou noivado.

10) Exageros no look dos Noivos – Exagerar nunca foi uma boa ideia, não é mesmo? O dia do seu casamento é um dia especial e ele será eternizado para sempre na sua memória, nas fotos e vídeos. Então, seu cuidado com este detalhe deve ser redobrado! Se vocês estiverem muito diferentes do que são normalmente no seu dia-a-dia, seus filhos vão ver suas fotos e não vão reconhecer vocês, por exemplo. Então, Noiva, tome muito cuidado com vestidos bufantes, cores quentes, procedimentos estéticos exagerados, maquiagem pesada, brilhos e modismos. Saiba que quanto mais você optar por escolhas clássicas, menos chance você tem de errar! Noivo, prefira o terno mais clássico também. Opte por tecidos com menos brilho, uma lapela discreta e lembrem-se, gravatas “enrugadinhas” presas com alfinete NÃO ESTÃO MAIS NA MODA (há muito tempo).

11) Luvas – As luvas já saíram de moda há bastante tempo. Atualmente, somente motoristas, garçons e mordomos estão liberados para usá-las, e mesmo assim, ainda causam alguma estranheza.

kauten-kalexander_kauten3

12) Bouquet redondoO bouquet bola ou redondo, com todas as flores iguais, já foi um hit, mas atualmente caiu um pouco em desuso (assim como vários outros modelos de bouquet). Atualmente, o mais modernos são os bouquets desestruturados e com uma grande variedade de flores e cores.

13) Noivas chegarem ATRASADAS na cerimônia – O atraso é sempre deselegante! Mas, em uma Igreja, com outras Noivas e convidados esperando é ainda mais deselegante. Se você quiser fazer algum suspense, demore no máximo 15 minutos.

14) Tapete vermelho e pétalas de rosas a caminho do altar – Os tapetes vermelhos eram usados na decoração para dar um ar de nobreza à entrada da Noiva. Atualmente eles não são muito utilizados, pois destoam demais na decoração da cerimônia. As pétalas de rosas à caminho do altar também não são muito usadas por questão de segurança (se o piso for liso, elas facilitam a queda) e também por sujarem a Igreja e mancharem os tapetes (não esqueça que é provável que tenha uma outra Noiva casando depois de você).

sparklers

15) Chuva de arroz na saída dos Noivos – As fotos com chuva de arroz na saída dos Noivos realmente ficam bonitas. Mas por conta do chão liso, do formato do grão e do sapato de salto da Noiva (e das convidadas), a chuva de arroz pode se tornar um pouco perigosa. Sem contar, que suja a entrada da Igreja para as próximas Noivas que estiverem marcadas para o mesmo dia. Assim, se você quiser terminar a cerimônia com chave de ouro, pode utilizar os sparkles (eles soltam pequenas faíscas, então também é preciso tomar um pouco de CUIDADO), ou ainda, alguns balões de gás hélio.

16) Fogos indoor – Alguns Noivos, ao adentrarem o salão da festa, utilizavam fogos indoor para chamar ainda mais atenção ao grande momento. Atualmente, todos sabem o quanto isto pode ser perigoso e abandonaram um pouco a ideia. Você pode trocar os fogos indoor por uma chuva de papel picado, por exemplo, ou se ainda assim, decidir usá-los, procure profissionais competentes para realizar a tarefa.

17) Servir o jantar somente depois de os Noivos jantarem – Assim que os convidados chegarem à festa já devem ser recepcionados com bebidas (principalmente água) e algum tipo de comida, que podem ser canapés, vol au vants ou finger foods, como os Noivos desejarem. O importante é que os convidados não comecem a beber de barriga vazia! Quanto ao horário do jantar, o melhor é combinar previamente com seu cerimonialista como você deseja que a festa aconteça. Mas, não, os Noivos não precisam abrir a mesa de jantar.  

18) Não comer no dia do casamento e passar malOs maiores interessados em não esquecer o que aconteceu neste dia tão especial são os Noivos. Por isso, coma bem durante o dia e intercale bebidas alcoólicas com ÁGUA. Muita água! Converse com seu cerimonialista para que ele recorde vocês de tomarem água o tempo inteiro, ok?

19) Noivos cumprimentarem todos os convidados de mesa em mesa – Ainda bem que não se faz mais isso! É preciso SIM agradecer a presença dos convidados, mas ir de mesa em mesa para cumprimentá-los é PERDER MUITO TEMPO de festa. Dance e abrace seus convidados na pista, será muito mais divertido! Em último caso, utilize um microfone para um breve discurso e agradeça aos convidados.

20) Bolo fakeÉ um item polêmico, mas usar um bolo de verdade e cortá-lo em frente aos convidados é sinônimo de educação e delicadeza. Não caia no “papo” de que o bolo fica exposto e isto não é higiênico. Esta afirmação não faz o menor sentido, afinal, todos os outros doces e comidas também ficam expostos. Procure um BOM profissional para confeccionar seu bolo, que nada dará errado. Faça o andar de baixo de bolo e os superiores de isopor. Seu cerimonialista ficará encarregado de cortá-lo corretamente e o maître de distribuir aos convidados. Topo_AF_2

21) Noivinhos de biscuit – A moda dos noivinhos de biscuit até que durou bastante tempo! Atualmente, o mais utilizado para topos de bolo são os casais de porcelana (bem como os de resina) e ainda, as flores de açúcar. Se você fizer questão de um casalzinho personalizado, faça um mais rústico de madeira. Se ainda assim decidir por um de biscuit, use-o no chá de panela, que é uma recepção mais descontraída.

22) Banners e fotos do casal tiradas em estúdio – As sessões de pre-wedding, as sessões de fotos do casal tiradas ao ar livre, substituíram as fotos que antigamente eram tiradas em estúdio. Os banners que estampavam estas fotos no casamento também foram substituídos por porta retratos que foram inseridos na decoração das mesas de doce e lounges da festa. 

Wedding-Chair-Decor-Covers-Signs-1

23) Capas em cadeiras – As capas que cobriam (e disfarçavam) as cadeiras não são mais usadas. Hoje em dia, as cadeiras dos convidados na cerimônia são enfeitadas com flores e as cadeiras dos Noivos possuem alguns mimos especiais, dando destaque ao lugar reservado aos Noivos, como: guirlandas de flores, placas bonitas ou fitas.

24) Servir bebidas energéticas acompanhando bebidas alcoólicas – As bebidas energéticas prolongam a comemoração, e isto quer dizer, mais bêbados no final da festa (e provavelmente, mais problemas para resolver).

25) Treliças nas pistas de dança – As treliças servem para ajudar na iluminação do casamento. Mas, como não existem treliças discretas, elas acabam influenciando demais na decoração (e empobrecem as fotos), por este motivo, se for possível, devem ser descartadas!

26) Deixar o DJ com um microfone – Ninguém deve usar microfone no casamento (a não ser os músicos). Nem o DJ, nem o cerimonialista, nem os pais dos Noivos. Festa de casamento não precisa de locução. O único motivo pelo qual o microfone pode ser usado, além da música, é o breve discurso de agradecimento pela presença dos convidados, feito pelos Noivos. baloes-coracao-pista

27) Distribuir adereços de carnaval na pista do casamento – Já passou o tempo em que óculos coloridos, plumas e néon eram novidade. Muitas vezes estes adereços ainda soltam tinta e acabam manchando as roupas (o que em se tratando de vestidos de festa, pode ser um tremendo prejuízo). Balões de gás hélio, ou ainda, plaquinhas com frases divertidas, com formato de Instagram ou de Emojis tem substituído e tem feito muito sucesso.

28) Cortar a gravata do Noivo – O corte da gravata é um dos itens mais DESELEGANTES desta lista. Ou seja, ainda bem que caiu em desuso! Os convidados já tem os custos com trajes, beleza e presentes (e muitas vezes, também tem custos de deslocamento) e ainda precisam ser constrangidos a comprar um pedaço de gravata do Noivo? Não interessa o tamanho do custo de um casamento, os Noivos estão fazendo porque querem e gastam quanto quiserem/puderem. Os gastos dos convidados não podem ser considerados uma contrapartida/troca.

29) Depoimentos no filme do casamento – Depoimentos gravados durante a festa podem ser desastrosos (e constrangedores). Então, evite! Em vez disso, para dar mais emoção ao vídeo, utilize imagens do making of, partes dos votos realizados na cerimônia ou do discurso do celebrante! É mais seguro e muito mais bonito!

30) Tomar decisões e se estressar com o que der errado NO DIA da festa – O dia do casamento é o dia dos Noivos! Então, aproveite seu dia! O que tiver que dar errado, vai dar errado, então não adianta se estressar. Tenha calma e discernimento para passar por cima dos problemas. Só quem planejou a festa sabe o que deu errado, os convidados vão achar tudo bonito.16232

31) Entregar lembrancinhas de casamento INÚTEIS – Se vocês decidirem por presentear os convidados e padrinhos, optem por alguma coisa útil (que o convidado possa usar depois da festa) ou algo comestível. Ninguém gosta de receber nada que vai ficar guardado na gaveta ou pegando pó. Há inúmeras opções no mercado e para todos os bolsos. Rasteirinhas, por exemplo, são ótimas opções, descansam os pés durante a festa e os convidados podem levar para casa.

32) Agradecer os convidados com cartões e endereçamento com caligrafia –  Estes são dois itens que INFELIZMENTE caíram em desuso. Atualmente, a maioria dos Noivos agradece com uma mensagem de email ou celular, já que estas são opções muito menos trabalhosas (e mais em conta). Mas quem é a pessoa que não gosta de receber um cartão? Então, se você tiver um tempinho sobrando, aposte neles! Eles são SEMPRE a opção mais gentil de agradecer. Quanto à caligrafia à mão na papelaria do casamento, elas vem sendo substituídas por impressões no computador, por serem mais em conta. Mas, com TODA a certeza, o endereçamento feito à mão traz muito mais charme e elegância ao convite.

33) Não fazer a troca de um presente por medo de magoar o convidado – Se você recebeu um presente que já tem ou que não gostou, fique ABSOLUTAMENTE tranquilo em trocar. Afinal, o convidado quer fazer os Noivos felizes! E seja sincero se for perguntado sobre o presente.

34) Não planejar uma lua de mel – A lua de mel vai ser a viagem mais legal que vocês vão fazer como um CASAL. Não é preciso fazer nenhuma viagem internacional, longa ou cara demais. O importante é que vocês tirem alguns dias para descansar e para comemorar o início da vida à dois.

35) Gastar mais do que pode e começar o casamento com dívidas – Este é o MAIOR ERRO, quando se trata de casamento! As festas de casamento são organizadas para celebrar o amor do casal e não para criar mais um problema entre eles. Por este motivo, analise o valor que pode ser gasto e não assuma mais dívidas do que puder cumprir! Celebre o AMOR de vocês e não a ostentação.

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários