Como um CONVIDADO deve se comportar em um casamento?

01/02/2016 por Fernanda Barni de Almeida comentários

Uma festa de casamento é a celebração do amor de um casal. E este é o motivo pelo qual este tipo de festa deve ser uma comemoração íntima, realizada somente para os familiares e os amigos mais próximos.

Assim, se você foi convidado para uma cerimônia como esta, sinta-se feliz e privilegiado, pois se existe uma tarefa difícil em todo o checklist do casamento, com certeza, é a definição da lista de convidados. Já que o planejamento de uma festa tem um orçamento limite, muitas vezes, é preciso realizar alguns cortes. E isto quer dizer, escolher algumas pessoas entre todas as pessoas que você gosta. Parece uma tarefa difícil, não é mesmo? Pois é!

Então, se você recebeu um convite para uma festa de casamento, por favor, trate este evento com muito carinho. Demonstrações de afeto são coisas raras nos dias de hoje, então você pode ficar bem feliz, pois este casal escolheu você para dividir este momento tão importante.

Acontece que alguns convidados ainda parecem ter dúvidas em como se comportar neste tipo de evento. Por este motivo, resolvemos fazer um post com dicas para o antes, o durante e o depois da festa. Dicas para ninguém dizer que não sabia!

Wedding-guests

*Nos preparativos

01) Ao receber um convite, agradeça. Esta dica serve para qualquer tipo de convite, do churrasco à uma festa de gala. Mas, para uma festa tão especial como um casamento, agradecer é uma regra. Se você receber o convite de casamento em mãos, agradeça na hora. Caso o convite tenha vindo pelos Correios, mande uma mensagem para o casal agradecendo. Assim, os Noivos terão a certeza de que nenhum imprevisto aconteceu e que o convite já está em suas mãos.

02) Quando receber seu convite, observe o endereçamento com muito cuidado. Algumas vezes, o convite está endereçado somente ao casal e isto quer dizer que seus filhos não foram convidados, por exemplo. Não é nenhum tipo de ofensa, nenhuma falta de educação. É a opção dos Noivos por não ter a presença de crianças no evento, ou ainda, a dificuldade de ter uma lista de convidados restrita. Não fique chateado! Não é nada pessoal.

03) Muitas vezes os Noivos são constrangidos com a pergunta: – Posso levar alguém comigo? E é lógico que você não pode. Um convidado a mais significa um custo a mais. Lembre-se que os Noivos precisaram fazer escolhas ao convidar uma ou outra pessoa. Então, evite constrangimentos. Quem os Noivos desejam convidar estão endereçados nominalmente no convite, por isso o casamento é considerado um evento formal. Você não pode levar um amigo, nem um irmão, nem uma namorada recente.

05) Se no convite constar um número de telefone para o R.S.V.P, os convidados devem confirmar sua presença. Esta simples ligação facilita muito a organização da festa e evita grandes desperdícios no evento.

06) Nenhum convidado é obrigado a presentear os Noivos. Mas, sair da casa dos pais implica em montar um novo lar e o casal ficará muito feliz em receber sua lembrança. Assim, se você optar por dar um presente, dê algo com algum significado para o casal. Sempre que olharem o presente, eles vão recordar de você. Se houver uma lista de sugestões de presentes, priorize o gosto do casal e não o seu, escolhendo um item da lista. Isto evita uma série de problemas como ganhar itens repetidos e políticas de troca em diversas lojas.

07) Se comprar um presente, peça para que entreguem na casa dos Noivos. Atualmente, a maioria das lojas possuem esta rotina, mas nunca é demais relembrar. Entregar o presente no dia da festa aumenta muito o risco de perda e até de quebra do item.

* Na cerimônia

01) Preocupe-se com o seu traje. Sua roupa vai demonstrar o quanto você está feliz em participar da festa.

A cerimonialista Fátima Ziegler, especialista em eventos sociais e professora de etiqueta e postura, comenta sobre o assunto:

O traje não será informado no convite, porque já é de bom tom saber que um casamento é sinônimo de elegância total, digo, homens de terno completo e mulheres de vestidos ou tailleurO jeans e o tênis não são bem-vindos em casamentos”.

02) Mulheres em geral estão proibidas de usar vestidos na cor branca. Nem curtos, nem longos, nem off white, nem pérola. As madrinhas e as mães dos Noivos, além de não estarem autorizadas a usar branco, também não devem escolher um vestido em preto.

03) Seja pontual. Chegue na cerimônia com antecedência, para dar tempo de se aconchegar com calma na Igreja. Nenhum convidado está liberado de assistir a cerimônia e ir direto para a festa. O ritual do casamento é a parte mais importante para os Noivos.

04) Deixe seu telefone celular no silencioso ou desligado. Um toque fora de hora vai atrapalhar a cerimônia. Se a ligação for muito importante, retire-se da Igreja para atender.

05) Evite fotografar e fazer filmagens. Atualmente, esta é a maior gafe entre os convidados. Todos querem fotografar e parecem não se importar com a cerimônia. Não se preocupe em fazer isso, há uma equipe responsável pelas fotos. Seu celular só vai atrapalhar a foto feita pelos profissionais. Aproveite a cerimônia e deixe para tirar fotos na pista de dança da festa. E se for publicar as fotos em alguma rede social, por favor, utilize a hashtag escolhida pelos Noivos.

A cerimonialista Fátima Ziegler ainda complementa:

Não se coloque no caminho dos fotógrafos para fazer sua própria foto. Há um profissional que foi contratado para este serviço. Você não pode atrapalhar os melhores momentos dos Noivos”.

06) Se você levar seu filho pequeno para a cerimônia e ele estiver incomodado com a situação, leve-o para pegar um ar fora da Igreja. As crianças tem dificuldades em ficar paradas e um passeio pode acalma-las.

07) Não saia da Igreja antes da saída dos Noivos. Aguarde o encerramento da cerimônia, para então procurar seu carro, sem pressa.

* Na festa 

01) Antes de sentar em uma mesa, verifique se o lugar não está reservado para uma outra pessoa, ou ainda, para a família dos Noivos. Jamais mude as placas de lugar.

02) Nunca ofereça gorjeta para os garçons, eles estão sendo bem pagos para realizar seu serviço e não priorizar o atendimento de um ou outro convidado.

03) A mesa de doces é para todos os convidados. Não se desespere! Sirva-se somente do que vai comer durante a festa e nunca deixe as forminhas vazias à mesa.

04) O kit que está disponível nos banheiros serve para os “primeiros socorros” da festa. Não leve os kits de costura, escovas de cabelo e os medicamentos para sua casa.

05) Evite cotoveladas e empurrões na hora do bouquet. Acidentes sérios podem acontecer.

06) Não leve nenhum item de decoração para casa sem permissão. A conta vai sobrar para os Noivos. E isto inclui vasos, flores, e principalmente, os porta guardanapos.

07) Os bem casados e as lembranças da festa são contados por pessoa. Não exagere ou alguém ficará sem a sua.

08) Beba bastante água e não exagere demais nas bebida alcóolicas, principalmente se for dirigir.

09) E como última dica: Aproveite! Cada detalhe desta festa foi pensado com carinho para te fazer feliz.

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários