Como escolher o estilo da sua festa de casamento?

09/09/2016 por Fernanda Barni de Almeida comentários

À partir do dia do noivado, todas as Noivas começam a sonhar com o dia do seu casamento. Mas, apesar disso, a maioria delas nunca parou um tempinho para imaginar como efetivamente gostaria que fosse o seu “grande dia”.

Assim, para evitar frustrações futuras, é importante fazer um pequeno exercício antes de começar a organização do casamento. E para isso, a melhor dica é pegar uma folha de papel e descrever todos os detalhes de como seria a sua cerimônia de casamento ideal.

Pode até parecer um exercício bobo, mas esta é a forma mais simples e eficaz de conseguir ordenar os pensamentos relativos à festa, definindo todas as prioridades do casal em relação ao casamento.

Depois de fantasiar por um instante, é preciso voltar à realidade! Este é o momento certo de definir um orçamento para o evento, ou seja, de saber o quanto o casal pode e deseja gastar com esta celebração.

Definido isto, o primeiro passo é escolher o profissional que vai ajudá-los a tomar as decisões relativas à organização da festa: um cerimonialista ou um produtor de eventos. Este profissional, além de garantir os melhores fornecedores, vai te ajudar a encontrar os melhores preços e vai evitar muita “dor de cabeça”. Por este motivo, pesquise bastante e procure boas referências deste fornecedor.

E antes de vocês definirem todas as atividades referentes ao cronograma de casamento, seu cerimonialista, provavelmente, irá questionar sobre o formato e o estilo do casamento. Afinal, como é o casamento que vocês sonharam?

Com o pequeno exercício que fizemos inicialmente (de colocar os seus desejos no papel) e todas as dicas que elaboramos abaixo, esta pergunta vai ser fácil de responder. Confiram!

Formatos de casamento: 

* Casamento tradicional

festa de casamento 156a8f0fb27de7x900 festa de casamento 256a8f0e8bc3fex900

O casamento tradicional é o casamento no formato em que nós estamos mais acostumados a frequentar.

Geralmente é uma festa com um grande número de convidados, normalmente acontece em horário noturno, com a celebração acontecendo na Igreja e a festa sendo realizada em um salão de festas, com decoração opulenta e repleta de flores e velas.

As fotos que ilustram este tema são de Jose Villa.

* Mini Wedding

55cd24eb51e70x900 55cd249c8c656x900 fullsizerender

Os mini weddings são muito comuns fora do Brasil, e mesmo por aqui, já são realizados há bastante tempo. Acontece que, com a atual situação econômica que estamos vivendo no país, o número de mini weddings tem aumentado bastante.

O mini wedding nada mais é do que um casamento em formato tradicional, mas em tamanho reduzido. A quantidade de convidados é super restrita, ou seja, somente as pessoas mais especiais e que efetivamente participaram da vida do casal estão nesta lista. E isto é uma ótima característica, já que os Noivos conseguem aproveitar melhor a companhia de todos os presentes, já que eles estão em menor número.

E não é porque a festa é feita somente para alguns convidados, que esta é uma festa planejada sem carinho. Aliás, muito pelo contrário. O mini wedding é conhecido justamente pela quantidade detalhes.

A cerimônia pode acontecer no local da festa, ou ainda, em uma pequena capela. O ritual acontece durante o dia ou a noite, como os Noivos desejarem. A decoração tem destaque especial e precisa ser bem detalhada, com muitos mimos para os convidados.

As fotos que ilustram este tema são de Mirelle Carmichael.

* Destination Wedding

festa de casamento 3 festa de casamento 455be0783a7189x900

O destination wedding é uma comemoração mais contemporânea, e nada mais é, do que uma viagem em que se comemora o casamento do casal. E não necessariamente precisa acontecer fora do país, pode ser realizado em uma outra cidade ou Estado, aqui mesmo no Brasil.

Geralmente, este formato de festa não tem muitos convidados, somente os amigos e os familiares mais próximos dos Noivos, já que nem todos os conhecidos do casal podem/desejam pagar por estadia e deslocamento para o local da festa.

Normalmente, a comemoração acontece durante o dia, em cenários icônicos, de praia ou de campo. Geralmente, esta celebração acontece no mesmo lugar da festa, aproveitando o belo cenário que foi escolhido. A decoração também não é muito “carregada”, pois o próprio lugar já é bonito o bastante para decorar a comemoração.

As fotos que ilustram este tema são de Le Secret D’Audrey.

* Elopement Wedding

kim-eddie-elopement-in-portugal-33kim-eddie-elopement-in-portugal-32 kim-eddie-elopement-in-portugal-37

O elopment wedding é a última novidade em formatos de casamento no Brasil. Este formato surgiu, para as Noivas que decidiam “fugir” para se casar, quando por exemplo, os pais não aceitavam a relação ou quando alguém tinha sido traído. Até hoje, funciona como um casamento em segredo, já que na maioria das vezes, somente os Noivos e o celebrante estão convidados para a cerimônia.

Isto não é uma regra, mas eles geralmente acontecem fora do país, durante uma viagem realizada pelo casal, que pode ser desde uma pequena capela em Veneza ou em uma Ilha no Tahiti. Muitas vezes, os rituais são diferentes dos casamentos praticados no Brasil, então, assim que os Noivos chegam de viagem, precisam validar a cerimônia por aqui, ou ainda, casam-se novamente no civil.

Neste caso, a comemoração é realizada somente entre os Noivos, e muitas vezes, em algum restaurante sofisticado ou no próprio Hotel em que estiverem hospedados. Por conta disso, é uma festa sem grandes decorações, mas a Noiva pode usar uma coroa de flores e um bouquet, sempre respeitando as tradições do local da cerimônia.

Os elopement weddings também são muito utilizados para comemorar a renovação de votos de casais que já casaram.

As fotos que ilustram este tema são de Piteira Photography.

Estilos de casamento: 

* Clássico 

www.kerryannduffy.com festa de casamento 5www.kerryannduffy.com

Os clássicos são sempre atemporais. Passam-se os anos e eles não saem de moda. Você olha seu álbum de fotografia daqui a vários anos e ainda sente que gosta de todas as escolhas. Então, o clássico é sempre uma escolha certeira.

Os casamentos em estilo clássico, geralmente tem suas cerimônias realizadas em Igreja e suas festas em salões tradicionais da cidade. Preferencialmente, as celebrações são noturnas. A paleta de cores geralmente é suave, em tons de branco, champagne e bege. Os castiçais em prata e dourado são muito utilizados, além de muitas flores e opulentos lustres.

As fotos que ilustram este tema são de Karry Ann Duffy.

* Romântico

56bd458c68aeex900 festa de casamento 656bd46ad055d6x900

Os casamentos em estilo romântico, geralmente, tem suas cerimônias e festas realizadas ao ar livre. São celebrações que acontecem no fim da tarde, acompanhando a beleza do pôr do sol. A paleta de cores é formada por tons claros, como o rosa, o azul, o branco e o salmão. Na decoração, muitas flores e velas.

As fotos que ilustram este tema são de Greer Gattuso.

* Moderno 

151470 festa de casamento 7151467

Os casamentos modernos geralmente tem suas cerimônias à noite, em uma Igreja ou no próprio local escolhido para a festa, que pode ser um restaurante da moda, ou ainda, no topo de um prédio com uma linda vista. As festas acontecem em restaurantes ou salões. A decoração é minimalista, descolada e bem detalhada. A paleta de cores pode ser mais marcante, usando cores fortes como o vermelho, o cobre ou o preto.

As fotos que ilustram este tema são de Sarah Street Photography.

* Rústico

564615ea24220x900festa de casamento 8

Os casamentos rústicos geralmente acontecem em espaços ao ar livre, ou ainda, em lugares que transmitam esta idéia de liberdade. A decoração usa muita madeira, luzes, velas, livros e objetos antigos. As flores são muitas e podem ser coloridas ou seguir os tons pastéis.

As fotos que ilustram este tema são de Stefano Santucci.

Como os estilos combinam um pouco entre si, algumas Noivas às vezes optam por fazer uma mistura do que mais gosta em cada um deles. É lógico que o que mais importa é a vontade dos Noivos, mas é  importante pensar nos detalhes com carinho e cuidado, para não exagerar na medida. Sempre que uma festa é planejada à partir do sonho e da personalidade dos Noivos, a chance de sucesso é maior.

E aí? Já sabe qual será o estilo do seu “grande dia”?

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários