Como fazer a lista de presentes de casamento?

19/11/2015 por Fernanda Barni de Almeida comentários

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, fazer uma lista de presentes de casamento não é, de forma alguma, deselegante.

O que é considerado indelicado, sim, é colocar uma espécie de mini-aviso, em adendo ao convite de casamento, informando sobre a lista de presentes. É como se dar um presente de casamento fosse uma obrigação do convidado, ou seja, se quiserem participar da festa, por favor, nos enviem um presente.

Acredita-se que, por ser um tipo de festa familiar, o convidado tenha intimidade suficiente para perguntar aos Noivos onde deve comprar um presente, ou ainda, o que os Noivos gostariam de ganhar para a casa nova. Não é mesmo?

De todo modo, existe uma forma elegante de informar aos convidados sobre a lista de presentes. No próprio convite de casamento, logo após a informação do R.S.V.P, é possível acrescentar o endereço do site dos Noivos. Neste site estão todas as informações relativas ao casamento, inclusive o nome da loja em que a lista de presentes está disponível, seu site, endereço e telefone. Não fica bem mais simpático?

A lista de presentes facilita muito a vida dos convidados. Eles querem agradar os recém casados e dar um presente realmente desejado, que seja lembrado para sempre pelo casal, mas uma escolha aleatória em uma loja inteira, é sempre um risco. Assim, uma lista base, com itens que respeitam o estilo, o gosto e os interesses dos Noivos já ajuda (e muito!) a diminuir a indecisão na hora de realizar a compra.

Certamente, para os Noivos, a lista de presentes também é uma idéia vantajosa. Primeiro, porque economiza tempo  se o que o casal ganhou um presente que estava na lista, supõem-se que este presente não vai precisar de troca. Depois, porque economiza dinheiro – já que o que está na lista é o que o casal realmente precisa para montar sua casa, não vai gastar dinheiro para comprar este item posteriormente.

foto 1

Sendo assim, listamos algumas dicas para vocês montarem a lista de presentes:

* Escolham itens de todos os valores para compor a lista de presentes. Acrescentem itens mais caros e mais baratos de cada uma das opções, como por exemplo, um jogo de jantar mais caro e outro mais em conta. Quanto mais opções de presentes a lista tiver, melhor.

* Peçam dicas para as mães e as sogras, elas vão adorar ajudar na organização desta tarefa. Com toda a experiência de casa e cozinha que elas tem, com certeza, vão saber o que é imprescindível manter na lista.

* Peçam dicas sobre lojas aos casais de amigos que casaram recentemente. Eles acabaram de passar por isso, então vão saber explicar cada detalhe do processo. Perguntem sobre as vantagens e desvantagens da loja, sobre os prazos de entrega, sobre políticas de troca e sobre a organização da empresa.

* Visitem algumas lojas do ramo, conheçam os produtos e as marcas disponíveis, tirem todas as dúvidas sobre: prazos, entregas, frete, validade e etc.

* Optem sempre por peças mais neutras para compor seus jogos. Como serão usadas por muitos anos, quanto mais coloridas, mais difíceis de combinar e mais fáceis de enjoar. Se vocês optarem por um jogo de jantar branco, podem ousar nos jogos americanos, nas toalhas e porta-guardanapos, por exemplo. Ele sempre vai combinar com todo o resto!

* Querem uma última dica? Destes itens que a gente usa muito e que acabam quebrando, peçam o dobro! Por exemplo, ao escolher um jogo de jantar para ocasiões especiais, copos ou taças de cristal peçam pelo menos doze unidades de cada. E lógico, escolham itens de fácil reposição. Peças exclusivas e de edição limitada são mais difíceis de serem encontradas no caso de acontecer uma quebra.

Abaixo, temos uma lista básica de itens para mesa & cozinha. Use-a como base para as suas escolhas na loja:

Para o dia-a-dia:

* 1 açucareiro

* 1 amolador de facas

* 1 aparelho de chá e café para 6 pessoas

* 1 aparelho de fundoe para 6 pessoas

* 1 conjunto de baixelas de inox

* 1 balde para gelo

* 1 bandeja pequena

* 1 bandeja média

* 1 bandeja para café na cama

* 1 bule e 1 leiteira

* 6 canecas

* 1 cesto de pão

* 1 chaleira

* 2 compoteiras (uma grande e uma pequena)

* 1 conjunto de facas para cozinha

* 1 conjunto para bar (tábua, medidor e etc)

* 6 copos para aperitivo

* 12 copos para água

* 12 copos para cerveja

* 6 copos para uísque

* 1 concha de sorvete

* 1 coqueteleira

* 4 descansos para pratos quentes

* 1 espátula para bolo

* 1 espagueteira

* 6 espátulas para patê ou manteiga

* 1 faqueiro para uso diário

* 1 fruteira

* 1 galheteiro

* 1 garrafa térmica

* 2 jarras de vidro ou cerâmica (para água e suco)

* 1 jogo de panelas

* 1 jogo de sobremesa

* 1 jogo de utensílios de cozinha (com espátulas, conchas e etc)

* 2 luvas térmicas

* 1 manteigueira

* 1 panela de pressão

* 2 petisqueiras

* 1 porta adoçante

* 12 porta-copos

* 1 porta guardanapos de papel

* 1 prato para bolo

* 6 pratos de sobremesa

* 6 pratos rasos

* 6 pratos fundos

* 2 pratos para frios e salgadinhos

* 6 porta-condimentos

* 2 recipientes para patê

* 1 saladeira

* 1 tábua de queijo

* 3 travessas refratárias (2 grandes e 1 pequena)

Para momentos especiais:

* 1 aparelho de chá e café para 12 pessoas

* 1 aparelho de jantar para 12 pessoas (com pratos para pão incluídos)

* 1 balde para vinho

* 12 copos para long drink de cristal

* 12 copos de uísque de cristal

* 1 faqueiro (com talheres para peixe incluídos)

* 1 faqueiro para churrasco

* 1 jarra para água de prata ou cristal

* 1 jogo de baixelas

* 1 jogo de licor de cristal

* 1 jogo completo de taças de cristal para 12 pessoas (água, vinho tinto, vinho branco e champagne)

* 1 jogo de sobremesa de cristal

* 1 saladeira

* 12 sousplats 

* 1 suporte de garrafa de vinho

Depois de todos estes itens básicos e mais úteis terem sido inseridos na lista de presentes, é possível acrescentar alguns itens de decoração, como: vasos, castiçais, abajour, artigos para escritório, relógio de parede, tapetes, quadros, cinzeiros, bombonnière, centros de mesa, porta retratos e etc.

Alguns eletrodomésticos também podem fazer parte da lista de presentes, como: aspiradores de pó, ferro de passar, balança, batedeira, liqüidificador, cafeteira, torradeira, espremedor de frutas, sanduicheira e etc.

Muitas vezes, uma única loja não tem no estoque todos os itens que vocês desejam. Por isso, é possível manter mais de uma lista de presentes, em lojas diferentes. E para facilitar a organização e o controle por parte dos Noivos, a melhor opção é escolher lojas com possibilidade de acompanhamento de lista on line.

Última dica e não menos importante: não esqueçam de agradecer os presentes. Com certeza, a forma mais atenciosa de fazer isso é escrevendo um cartão a próprio punho, agradecendo a delicadeza de o convidado ter lhes enviado um presente. Mas, caso não seja possível por falta de tempo, um telefonema ou uma mensagem carinhosa já são suficientes. Só não deixem passar em branco! Para não esquecerem de ninguém, vão agradecendo cada presente, assim que receberem o pacote. Combinado?

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
comentários