Como planejar uma festa de Noivado.

11/02/2014 por Fernanda Barni de Almeida comentários

post_19_02_13_06

O Noivo pediu. E você disse: SIM, eu aceito. Mas por onde começar?

Que tal por uma festa de Noivado?

A festa de Noivado não tem assim regras MUITO rígidas. O importante é celebrar o AMOR. A festa pode ser na casa da Noiva (forma mais tradicional), mas também pode ser em um restaurante, no salão de festas, na casa dos avós. Onde as famílias decidirem. Mas deve ser bem intimista, bem família. O intuito é reunir as famílias dos dois lados para, caso ainda não se conheçam muito bem, neste evento, buscar mais afinidade. Afinal, a partir do SIM, as famílias vão ter muito o que conversar e discutir: SEUS FILHOS VÃO CASAR!

Esta vai ser a primeira festa das várias festas que envolvem um casamento! Ainda tem: chá de panelas, chá bar, casamento civil, casamento religioso e depois… O Open House. Até chegar no Open House você virou uma “expert”! Mas vamos começar do começo, certo?

O noivado não é uma festa obrigatória, nem precisa ser uma festa formal. Mas se for acontecer, é nela que será anunciada a DATA DO CASAMENTO.

* Quem Convidar?

O Noivado é uma festa realmente familiar. E daqueles familiares mais próximos: pais e mães, irmãos e cunhados, os avós. Ainda dá para convidar aquele MELHOR amigo e a sua esposa.

Não é preciso convidar todos os casais que, depois, você vai convidar de padrinhos de casamento. Ok? Para esta fase, digamos preliminar, são realmente as pessoas mais próximas ao casal.

* Em que horário devo realizar a festa?

Tradicionalmente, os noivados são jantares. Mas isso não é uma regra! Acho muito bonito servir um almoço de noivado, por exemplo, com uma mesa comunitária onde todos possam conversar, sem ter hora para a festa acabar. Outra idéia muito usada atualmente é o brunch, aquela mistura de café da manhã com almoço, que acontece entre as 11:00h e as 14:00h.

* É preciso escolher um tema?

Um tema não é uma coisa necessária na organização de uma festa de noivado. Mas o tema facilita, e muito, a organização e a decoração. Isto não quer dizer realizar uma festa temática, ok? Quer dizer ter uma idéia CLARA do que você imagina para este dia. Quer dizer criar um conceito para a festa. E isto pode ser super simples, como escolher a paleta de cores que quer usar na decoração. Quando você pensar em escolher lembrancinhas, doces, comidinhas, souplasts e taças, você vai pensar na cor que foi escolhida para a festa, que pode, por exemplo, ser a cor predileta do casal. Outra em possibilidade, pode ser que o Noivo tenha pedido a Noiva em casamento na Toscana, e este vai ser o tema da festa. Vai da imaginação dos noivos! O importante é ter uma referência definida (e se possível, um significado).

* É preciso entregar convites impressos?

Festas com menos de 30 convidados não precisam de um convite impresso. Um email pode ser prático, mas talvez seja informal demais. Para demonstrar carinho, então, você pode dar um simples telefonema, ou enviar pelos Correios um convite escrito à mão.

* O que devo servir de bebidas?

Além de bebidas não alcóolicas (águas, sucos e refrigerantes), o espumante é indispensável, pelo menos, para brindar. Outras bebidas alcóolicas ficam à critério dos Noivos. Se vocês servirem um almoço ou um brunch, vale apostar no cafézinho e nos licores, para acompanhar o bolo e os doces.

Uma boa idéia é receber os convidados com uma Welcome Drink, ou seja, um drink de boas vindas. Pode ser qualquer drink, em uma taça diferenciada, para fazer uma “graça” com os convidados.

O que devo servir no cardápio?

A comida tem sempre o papel de unir os convidados, principalmente em se tratando de reuniões bem íntimas. Tendo em vista que em um Noivado o mais importante é a INTERAÇÃO entre os convidados, escolha comidinhas fáceis de comer. Nada de ostras e escargots! Nada de servir um espaguete à bolonhesa, com milhões de possibilidades trágicas de acidentes!

Escolha, obviamente, comidas relacionadas ao estilo/horário da festa: se for um almoço, se for um jantar ou se for um brunch. Não é necessário um cardápio com várias possibilidades! Umas duas boas opções, que vão no gosto da maioria, já está ótimo.

Juntamente com os Welcome Drinks, você pode organizar um pequeno Coquetel para ir recebendo os convidados. Você pode servir comidinhas volantes, por mais ou menos uma hora, enquanto todos os convidados ainda não estiverem presentes. Assim, ninguém passa fome, e nem fica bêbado antes da hora.

* Precisa ter bolo e doces?

Precisar, não precisa. Mas uma mesa bonita, com flores, um bolo e vários doces, faz muito sucesso entre os convidados. E eu, particularmente, prefiro mil vezes bolo e docinhos às sobremesas de festa.

* É preciso entregar uma lembrancinha?

Não, não precisa. Mas é uma data para todas as pessoas que você mais gosta recordarem. E uma lembrancinha ajuda a ser lembrado, não ajuda? A dica é escolher algo simples, ou comestível ou útil. Se não, a lembrança vai acaba ficando em uma gaveta jogada e não serve para nada.

* Existe um roteiro para este tipo de festa?

Não é nada “engessado”. Fica a critério do casal, mas sugerimos que enquanto o coquetel e as welcome drinks forem servidas, o casal aproveite o momento para fazer fotos juntos e também algumas fotos com os familiares.

Antes de o almoço/jantar ser servido, e com todos os convidados presentes, o Noivo pede a atenção de todos e faz um breve discurso. Neste discurso ele pode contar a história de como se conheceram ou a história do pedido de casamento, por exemplo. Depois, pede OFICIALMENTE a mão da Noiva aos familiares, agradece a permissão dos pais e informa a data do casamento.

Neste momento, o Noivo entrega a aliança de noivado para a Noiva, ou ainda, caso o casal tenha optado por usar as alianças que vão usar depois de casados, o casal já faz a troca de alianças. É uma questão somente de formalidade, e pode ser feito mesmo que a Noiva já use a aliança desde o dia em que foi pedida em noivado. Após, tem-se o brinde aos Noivos e inicia-se a refeição.

Após o jantar, corta-se o bolo e servem-se os doces com os licores e café. As lembrancinhas também já ficam a disposição dos convidados, assim que estes resolverem se despedir.

* E a trilha sonora?

Uma música ambiente sempre alegra! Mas em festas mais íntimas a gente acaba deixando a trilha sonora por conta de CDs ou Ipods. Sem problemas! Mas se assegure com antecedência das músicas que você vai colocar para tocar. Nada muito barulhento, já que o intuito da festa é a conversa entre os convidados.

Muito cuidado para não deixar a música acabar no meio da festa (fim do repertório do Ipod ou final do CD), isto acaba “quebrando” um pouco do clima que estava rolando. Aliás, o problema dos CDs e dos Ipods é justamente a preocupação em ficar trocando um CD pelo próximo.

Uma idéia legal também é contratar um músico com um violão ou um sax, para alegrar e homenagear os convidados.

* O que devo vestir? Precisa ser um vestido branco?

Não, não precisa ser um vestido, se quer precisa ser branco. Você só precisa estar feliz e se sentindo LINDA. As roupas devem ter relação com o estilo da festa, com o horário e com o local. Escolha algo feminino, nada ousado e que combine com os seu tipo físico.

Para as mulheres, sugiro um vestido com um bom corte e feito de tecido nobre como seda ou rendas. Escolha uma cor que te valorize, ou até, a sua cor favorita! Não esqueça de dar uma atenção REDOBRADA às unhas. Afinal, você vai querer mostrar sua aliança para todo mundo! Para os homens, uma calça social, camisa e sapato, estão de bom tamanho.

Outras dicas importantes:

* Considere contratar um fotógrafo profissional. Afinal, é uma boa oportunidade de tirar boas fotos com a família reunida e guardar de recordação.

* Preste muita atenção aos toaletes da festa. Verifique a quantidade de toalhas, a quantidade de rolos de papel higiênico e o sabonete líquido da pia.

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
TAGS
comentários