Como escolher o bouquet perfeito?

04/07/2014 por Fernanda Barni de Almeida comentários

Acreditem ou não, os primeiros bouquets de Noiva não eram compostos por flores, mas de ramos de ervas e dentes de alho. Isto porque, ainda na Roma Antiga, acreditava-se que as ervas possuíam alguns “poderes” e ao usá-las no casamento, elas trariam bons fluídos, fertilidade e a certeza de uma união duradoura.

O tempo passou e as flores foram ganhando espaço nos bouquets. Mesmo assim, as Noivas que mantinham suas crenças, escondiam ervas em meio às flores, acrescentando ao ramalhete, por exemplo, ramos de arruda para espantar o mau olhado, ou ainda, ramos de alecrim para atrair a boa sorte.

image image

Atualmente, os bouquets possuem mais a função de complementar a beleza da Noiva, com seus diferentes formatos, estilos e cores. Para fazer a escolha certa, vamos listar algumas dicas preciosas:

01) Escolha seu bouquet com, pelo menos, dois meses de antecedência do dia do evento. Neste período, o estilo da festa, a decoração e o seu vestido de Noiva já devem estar escolhidos e você vai estar mais segura da sua opinião final. Tomar esta decisão com muita antecedência, vai acabar fazendo você mudar de referência muitas vezes.

02) O bouquet da Noiva deve ser único! Merece um destaque especial. Assim, não deve combinar nem com as cores, nem com as flores da decoração do casamento. Apesar disso, combinar a flor da lapela do Noivo com as flores do bouquet pode trazer um charme ao casal.

03) A maior dica para economizar é usar as flores nobres da estação para compor o bouquet: elas estão mais frescas e disponíveis em maior quantidade.

04) Ao escolher as flores, tome cuidado com o horário da cerimônia e a estação do ano. Flores frágeis murcham rápido no e perdem a vitalidade com muito calor.

05) Algumas flores possuem um aroma muito forte. Como você vai estar em contato direto com o bouquet por muito tempo, opte por flores com aromas mais suaves. Assim, não corre o risco de ficar enjoada.

06) Peça ajuda do seu florista e da sua estilista para definir o melhor modelo de bouquet para você. Bouquets redondos, por exemplo, ficam perfeitos em Noivas de baixa estatura, enquanto que os de modelo cascata, ficam melhores em Noivas mais altas. Não esqueça de levar uma foto do vestido e uma amostra das cores que serão usadas na decoração da igreja e recepção para o florista, ele precisa entender exatamente quais são suas expectativas e o que deve ou não utilizar.

07) O bouquet deve sempre estar harmonizado com o vestido de Noiva, ou seja, quanto mais volumoso e bordado for o vestido, mais discreto deve ser o bouquet.

08) Cuidado para não exagerar no tamanho do bouquet! Ele deve ser carregado junto ao corpo, mais ou menos na altura do umbigo. Nunca deve ser afastado do seu corpo! Assim, se ele for muito pesado, você vai acabar cansando de segurá-lo, vai perder a postura e as fotos não vão ficar bonitas.

09) O cabo do bouquet não deve aparecer. Ele deve ser coberto com o tecido do vestido de Noiva ou com uma fita de cetim ou gorgurão. Pode ainda ser arrematado com um relicário com a foto de um ente querido ou um broche da família, como toque final.

10) Se quiser agradar a maior quantidade de amigas solteiras, divida o bouquet em mini-bouquets, atados por uma fita só. Ao retirar a fita antes de arremessar para as amigas, o bouquet se divide. Assim, quando for jogado no ar, vai se espalhar em vários bouquets, fazendo a alegria das convidadas.

image

O formato do bouquet é muito importante para harmonizar o look da Noiva. Abaixo, algumas dicas para escolher o modelo que mais lhe favorece:

* Redondo – Este é o formato mais romântico e também o mais tradicional. Pode ser usado em qualquer horário de cerimônia. Fica ótimo em Noivas de baixa estatura. Costuma reunir flores largas, formando um círculo com cerca de 23 a 25 cm de diâmetro (cerca de 30 botões de rosa).

* Cascata – É mais utilizado em cerimônias noturnas, mais formais. O bouquet é organizado no sentido vertical, como se fosse uma queda d’água. Favorece as Noivas plus size, pois alonga a silhueta. Também é o mais indicado para Noivas altas.

* Miss – De formato alongado, utiliza flores de caule longo, amarradas por fitas e carregadas no antebraço da Noiva, sem encostar muito ao corpo. É indicado para quem deseja alongar a silhueta.

* Nosegay – Pequeno bouquet, com flores variadas, mas de mesma cor, todas cortadas na mesma altura, com o caule bem pequeno. Pode ser atado com uma fita delicada ou colocado em um cone de prata, como era usado nos tempos vitorianos.

* Posy – Ideal para cerimônias informais, para Noivas de baixa estatura ou daminhas. Tem o mesmo formato do bouquet “nosegay”, mas utiliza flores menores.

* Pomander – É uma circunferência de espuma, recoberta com botões de flores e suspenso por uma alça de fita. É mais utilizado para daminhas.

* Preso à mão – O modelo mais utilizado na atualidade, também chamado de bouquet desestruturado. É um bouquet denso e irregular, que dá a impressão de terem colhido as flores naquele momento, somente o amarrando com um único laço.

imageimage

Algumas pessoas acreditam que as flores possuem significados. Isto pode, então, ajudá-las a escolherem as flores para usar no bouquet de Noiva. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Cravo branco: amor ardente;

Cravo vermelho: amor vivo;

Lírio: pureza;

Margarida: inocência;

Orquídea: beleza;

Papoula: fertilidade;

Rosa alaranjada: fascínio;

Rosa amarela: felicidade;

Rosa branca: paz;

Rosa champagne: admiração;

Rosa cor-de-rosa: carinho;

Rosa vermelha: paixão;

Tulipa vermelha: declaração de amor.

Atualmente, em sua versão mais moderninha, além das flores e ervas, os bouquets trazem em sua composição: sementes, algodão, pequenas frutas, folhagens, suculentas, broches e até borboletinhas de papel. Abuse da criatividade e surpreenda seus convidados!

postado por
Fernanda Barni de Almeida
Formada em Direito, descobri não ter talento para falar de coisas tristes. Romântica e apaixonada, criei o OMG para falar do que mais gosto: o amor.
TAGS
comentários