Lua de Mel na Turquia.

26/03/2014 por Alessandra Verna comentários

Um mosaico de culturas e costumes, a Turquia é conhecida por abrigar importantes sítios arqueológicos e por ter monumentos classificados entre as sete maravilhas do mundo antigo. Multifacetada, foge dos padrões até no que se refere à posição geográfica: tem um pé no continente europeu e o corpo todo na Ásia. Essa mistura de continentes, arquitetura, culturas, aromas e sabores adicionadas à hospitalidade do povo turco, fazem da Turquia o destino ideal para a primeira viagem do casal depois do “sim”.

A agência de viagem TM Travel, especialista em lua de mel, nos mostrará porque ter a Turquia é o destino ideal para os recém casados amantes de lindas paisagens e apaixonados por história.

Por que ir?

Único país banhado por quatro mares – Mediterrâneo, Egeu, Negro e o Mar Mármara (o menor do mundo), a Turquia é um país que fascina por ser, territorialmente, um ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente. Euro-Asiático, o país ocupa toda a península de Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e reúne lindas paisagens, sítios arqueológicos importantes e muita história. A quantidade de ruínas gregas e romanas que podem ser encontradas em suas terras é tamanha que o destino é tido como um museu a céu aberto.

Istambul_1 Istambul_2 Istambul Istanbul-Hagia-Sophia Mesquita-Azul-Istambul-Turquiagrand bazaar DIGITAL CAMERA Grand-Bazaar-Istanbul-1

ISTAMBUL

Istambul, antiga Constantinopla, é a porta de entrada ao país. Única cidade no mundo localizada em dois continentes – 3% está no lado europeu e 97% no lado asiático -, deixa exposta a mistura de culturas e tradições nas ruas e na paisagem caracterizada por igrejas, mesquitas e monumentos romanos.

Dividida em duas pelo Estreito de Bósforo, um canal entre os mares Negro e de Mármara, Istambul é rica em atrações. Vale destacar a Hagia Sophia e a Mesquita Azul, que juntas, formam a principal atração do local. O Grand Bazaar, o souk mais famoso do mundo, é também o coração da cidade e fascina pela oferta de produtos.

capadocia_baloes cappadocia2

CAPPADOCIA

A 700 Km de Istambul, na região central da Turquia, a Cappadocia é uma das jóias do país. Sua paisagem, curiosa e intrigante, mais se parece com um pedaço da lua na terra. Pontuada por vales, fendas, cânions e formações rochosas que foram moldados pelo vento, pela chuva e por ações vulcânicas, ganhou formatos semelhantes a cogumelos e, consequentemente, o apelido de “chaminés de fadas”.

Capital do Império Hitita até 1.100 a.C., a Cappadocia foi uma importante província do Império Romano. Os antigos povos que viveram na região, construíram nas encostas das montanhas, casas esculpidas nas rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro. Sob o chão, ergueram-se cidades escondidas, uma forma de se proteger da invasão dos inimigos.

Além disso, a Cappadocia, como diz a lenda, é a cidade onde nasceu São Jorge.

bodrum-1 Bodrum

BODRUM

Bodrum é um balneário apaixonante, repleto de hotéis boutiques, vida noturna agitada, ótimos restaurantes à beira do mar Egeu e um mar com tons de azul de tirar o fôlego. É a Saint Tropez da Turquia!

Uma das “pedidas”, aqui, é se hospedar em um hotel bacana, embarcar nos tradicionais barcos de madeira Gullet e navegar pelo Golfo de Gokova, passando por Cape Rabbit, Haremtem e Aquarium Bays, sempre com paradas para mergulho.

Em Bodrum, as atrações vão muito além das belezas naturais. A cidade merge história. Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Mausoléo de Halicarnasso, onde foram depositados os restos mortais do rei persa Mausolo, é considerado um verdadeiro triunfo arquitetônico.

Meryemana_Marienhaus_casa da virgem mariaderinkuyu-aliens-antigos9

EPHESUS

Cidade greco-romana da Antiguidade, Ephesus é um verdadeiro sítio arqueológico. Segunda maior cidade do Império Romano durantes antes, abrigou palácios, templos e escolas.

Parte desse passado grandioso ainda pode ser conhecido ao vivo e em cores, ao se visitar as ruínas do Templo de Ártemis, por exemplo. Considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, acredita-se que foi construído no século VI a.C para homenagear a deusa que lhe empresta o nome.

Outra importante atração local é a casa onde, supostamente, morou Maria, mãe de Jesus, nos últimos anos de vida. O local atrai milhares de peregrinos todos os anos e é tido como santo.

Quando ir?

No litoral, os invernos são mais amenos e marcados por muitas chuvas, já o verão é quente e seco. Nas regiões mais distantes do mar e rodeadas por montanhas, predomina o clima continental. Ele é caracterizado por pouca chuva, verões curtos e invernos longos e rigorosos. As melhores épocas para visitar o país são na primavera, especialmente em abril e maio e no outono, de setembro a outubro.

O que fazer?

ISTAMBUL

• Visite a Hagia Sophia (Basílica de Santa Sophia), considerada a construção bizantina mais famosa da Turquia, a qual deixou de ser uma mesquita para se tornar um museu;

• Visite a Mesquita Azul, com mais de 260 janelas e 06 minaretes, é um dos principais cartões postais da cidade;

• Reserve um dia inteiro para descobrir os encantos do Grand Bazaar e fazer umas comprinhas, claro. O Grand Bazaar reúne, em um mercado fechado mais de quatro mil lojas, com uma diversidade de produtos que hipnotiza: há desde tecidos, louças objetos de decoração até roupas, acessórios e suverines. As joalherias também estão por toda parte, exibindo a especialidade do país: as belas e cobiçadas jóias de pedra turquesa. O segredo, como não poderia deixar de ser é: PECHINCHAR;

• Visite o Mercado de Especiarias, onde se encontra os mais cheirosas e raros temperos….não deixem de levar alguns para casa;

• Ao sair do Mercado de Especiarias, é imprescindível almoçar na cobertura da boutique Armagan;

• O bairro Nisansati é uma área fashion em Istambul, onde estão lojas de marcas renomadas como Valentino, Louis Vuitton e Alexandre MacQueen. Muitos o comparam com Paris e Viena por possuir prédios históricos bem preservados, restaurantes e cafés;

• Passeio de barco pelo Bósforo, no qual se contempla os Palácios localizados à sua margem….um brinde com champagne torna o passeio ainda mais romântico e marcante.

CAPPADÓCIA

• Não deixem de ter uma das mais incríveis experiências…passear de balão sobre a Cappadocia. Desde as primeiras horas da manhã balões sobem aos céus para se ver o sol nascer. Do alto, pode-se contemplar, em detalhes, a geografia e a paisagem singulares do lugar;

• Visite as cidades subterrâneas, construídas para servir de refúgio aos moradores, especialmente os cristãos e tempos de guerra. No subsolo foram erguidos armazéns, igrejas, depósitos, estábulos e até adegas.

BODRUM

• Embarque nos tradicionais barcos de madeira Gullet e navegar pelo Golfo de Gokova, passando por Cape Rabbit, Haremtem e Aquarium Bays, sempre com paradas para mergulho;

• Sentar em um dos bares na orla no final do dia e contemplar o pôr do sol;

• Tomar sol;

• Relaxar em um dos spas dos hotéis. Tratamento obrigatório: banho turco (Hamam); em nenhum do mundo é tão original como na Turquia.

EPHESUS

• Visite a casa da Virgem Maria (principalmente para os católicos) a parada se faz fundamental;

• Visite as ruínas do Templo de Ártemis, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

* Informações Úteis:

• Moeda Local: Lira Turca, mas o euro e o dólar são bem aceitos.

• Língua: O turco é a língua oficial, mas a maioria das pessoas falam o inglês.

• Como se locomover: de taxi, principalmente em Istambul, onde o trânsito é maluco e as placas todas em turco (impossível de entender).

• Fuso horário: Cinco horas a mais que a hora de Brasília.

• Como chegar: Há voos diários de São Paulo pela Turkish Airlines, com duração de 12h25min.

• Vistos e Vacina: Visto não é necessário para a permanência de 90 dias. Apenas passaporte com validade mínima de 06 meses da data do embarque e, ao menos, duas páginas em branco, lado a lado. A vacina de febre amarela não é obrigatória, mas recomendada (aplicada no mínimo 10 dias ates da viagem), acompanhada do Certificado Internacional de Vacinação.

• Gorjeta: É comum e bastante utilizada para camareiras, guias e garçons. O valor varia entre 15% a 20% dos serviços no caso de restaurantes.

Dicas:

• Na hora de visitar as mesquitas, as mulheres precisam cobrir os cabelos com lenços e evitar roupas curtas e blusas que deixem os ombros à mostra. Os homens devem evitar regatas e bermudas.

Sugestões de Hotel:

Istambul – Ciragan

Autêntico palácio Otomano, o Ciragan Palace Kempinski foi delicadamente restaurado para ser convertido em hotel. Situado às margens do magnífico estreito de Bósforo, esse hotel desperta uma experiência histórica única, com belíssimas instalações, gastronomia premiada e serviço impecável, fazendo com que os recém casados busquem dias no império Otomano.

Ciragan_Istambul_1 Ciragan_Istambul_2 Ciragan_Istambul_3 Ciragan_Istambul_4 Ciragan_Istambul_5 Ciragan_Istambul_6 Ciragan_Istambul_7 Ciragan_Istambul_8 Ciragan_Istambul_9 Ciragan_Istambul_10 Ciragan_Istambul_11

Cappadocia – Cappadocia Cave Resort & Spa

O Cappadocia Cave Resort & Spa, localiza-se na encosta do Castelo de Uchisar, entre casas esculpidas na rocha, oferecendo vistas panorâmicas sobre a paisagem extraordinária da área e locais históricos, como as chaminés de fadas, que fazem Capadócia uma das Sete Maravilhas do Mundo.

O CCR também oferece uma das melhores e mais ecléticas cozinhas internacionais. Experiências culinárias são proporcionadas restaurantes do hotel, Padishah e Sushi Yoshi. O hotel também oferece uma adega bem completa para acompanhar a cozinha requintada e a vista espetacular.

No CCR se encontra o primeiro Caverna Spa do mundo, o” LEEA Spa “. Os hóspedes podem desfrutar de uma variedade internacional de tratamentos, desde massagens tailandesas até os banhos turcos – Hamam -, bem como tratamentos para o casal relaxar juntinho.

Construído na encosta de uma ruína antiga, cada quarto é único.

Aos casais em lua de mel, recomendamos se hospedarem na Padishah Suite, o qual é totalmente high-tech, além de ter jacuzzi no apto/caverna com uma vista para nunca mais se esquecer.

CCR_Cappadocia_2 CCR_Cappadocia_3 CCR_Cappadocia_4 CCR_Cappadocia_5

Bodrum – Marmara

O Marmara Bodrum é considerado um dos três melhores hotéis do mundo pela Five Star Alliance e membro do Small Luxury Hotels of the World.

Os 96 quartos possuem varanda, uma decoração minimalista com muita madeira e tons suaves.
Para os recém casados aproveitarem o melhor do hotel, a dica é se hospedar na suíte The Dolce Vita. São 300 metros quadrados incluindo varanda com jacuzzi, banheiro, quarto e sala e uma vista panorâmica sensacional!

O hotel oferece ainda o restaurante Marmara Tuti de culinária mediterrânea, com uma vista maravilhosa para a península; o restaurante da piscina e o Lounge Bar que vale a pena passar para um drink para iniciar a noite!

Além de uma academia super equipada; quadra de tênis e piscina olímpica o hotel ainda oferece um spa que é considerado o melhor da Turquia pela Word Travel Extra.

Marmara Bodrum_1 Marmara Bodrum_2 Marmara Bodrum_3 Marmara Bodrum_4 Marmara Bodrum_5 Marmara Bodrum_6 Marmara Bodrum_7 Marmara Bodrum_8 Marmara Bodrum_9 Marmara Bodrum_10 Marmara Bodrum

A TM Travel oferece diferenciais exclusivos para Noivos. Para criar um roteiro personalizado, entre em contato com a especialista em lua-de-mel através do e-mail ale@tmtravel.com.br ou pelo telefone (11) 5051.0871

postado por
Alessandra Verna
Especialista em lua de mel na TM Travel, agência que oferece assessoria e consultoria para o planejamento de roteiros de viagem personalizados aos noivos, além de diferenciais exclusivos.
TAGS
comentários